Promethea

"Eu sou Promethea. Eu sou a voz que persiste, quando o livro termina. Sou o sonho que o despertar não apaga. Eu sou Promethea, a centelha mais impetuosa da arte. Sou toda inspiração, toda desejo. A chama da imaginação na sombra da humanidade. Sou Promethea, e trago o fogo!" Sim, ela é Promethea, a semideusa do mito e da ficção, uma das criações mais geniais de Alan Moore. Em uma Nova Iorque alternativa, envergando uma armadura dourada, tatuada com símbolos da mitologia egípcia, portando um caduceu que brilha em azul, Promethea é uma personificação poderosa da imaginação feminina.

É difícil dizer exatamente sobre o que se trata a série. A princípio, é a história de Sophie Bangs, uma estudante pacata, que está fazendo um trabalho de fim de curso sobre Promethea, um personagem supostamente fictício que teve aparições através dos séculos, em diferentes aspectos. Ela, no entanto, descobre que Promethea é bastante real, e pode se manifestar no mundo real se alguém contar sua história, mas para isso, precisa de um hospedeiro humano. Sophie se torna este receptáculo, atendendo à necessidade do mundo em que vive, excessivamente voltado para o materialismo, por um despertar espiritual que só uma criatura de mitos e lendas pode fornecer. No fundo, trata-se de uma odisséia pelo mundo do oculto, da magia, da cabala, do tarô e do simbolismo.

Promethea é uma obra visualmente estonteante, que pode ser interpretada de acordo com a vontade do leitor, como uma história de aventura, como um tratado sobre filosofia e magia, como uma jornada através da imaginação, em busca de significado, ou como se preferir. É um misto de literatura, poesia, ficção científica, arte e mitologia.

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32

3 comentários:

  1. Ótimo lançamento. Só faltou "Promethea e Pequena Margie na Nebulosa Terra Mágica". Se precisarem entrem em contato.

    ResponderExcluir
  2. Sabem dizer se alguém vai fazer "Resident Alien" da Dark Horse. Estou acompanhando a série e gostei muito. É baseado em quadrinhos dessa Editora.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir